1 TB por 10 dólares ao mês. Google Drive declara guerra ao Dropbox

Google DrivePor muito tempo, o Google Drive não oferecia muitas vantagens contra o famoso Dropbox. A simplicidade de usar e compartilhar arquivos fazem deste último o preferido por milhões de pessoas quando falamos em armazenamento online. Mas o Google decidiu oferecer algo que fará os usuários do Dropbox pensarem duas vezes antes de renovarem suas contas.

Os cortes nos preços do Google Drive foram enormes: É possível adquirir 100Gb de armazenamento por 1.99 dólares por mês (anteriormente 4.99 USD), e o plano de 1Tb (anteriormente 49.99 USD) custa apenas 9.99 dólares por mês. Se faltar espaço, o Google ainda oferece o plano de 10Tb, por 99.99 USD.

Apenas como comparação, 1Tb de espaço no Drive custa a mesma coisa que o 100Gb no Dropbox, uma diferença de 900Gb! Caso opte pela opção mais barata do Drive, o plano de 1.99 por mês é 75% mais barato que o concorrente.

google-drive-cloud-storage-syncing-file-sharing-service-desktop-mobile-app-2-616x175

 

Mas especificamente para quem faz vídeos, existe alguma vantagem no Google Drive?

A primeira resposta, a mais óbvia, é a necessidade de compartilhar e armazenar os enormes arquivos de vídeo. Vídeos sempre ocupam bastante espaço, a até o momento, haviam poucas soluções capazes de oferecer esse volume de dados por um preço acessível.

Além disso, o armazenamento online é um excelente meio de manter backup de um projeto recente, já que 1Tb é suficiente para armazenar de 20 a 40 horas de material em alta qualidade. Se algo de errado acontecer com seu HD (danificado, perdido, roubado, etc.), o material ainda estará seguro nos servidores online.

O segundo motivo, é um pouco mais técnico, e tem a ver com a tecnologia de codificação do YouTube. Quando jogamos um vídeo no Google Drive, ele invisivelmente cria versões do vídeo otimizadas para Internet e smartphones.

Isso facilita muito compartilhar seus vídeos. Basta colocar o arquivo em alta resolução no Google Drive, e deixar os servidores do YouTube fazerem o trabalho de conversão para você. Caso seja necessário mostrar o vídeo num desktop, smartphone ou tablet, basta enviar um link que o Google se encarrega de exibir a versão mais adequada para sua conexão. Isso permite que seus clientes assistam, possam fazer revisões e comentários onde quer que estejam.

O recurso de codificação não impede que seja possível baixar ou assistir o vídeo na sua resolução original. E enquanto o Dropbox também conta com um recurso semelhante, a velocidade que o vídeo fica disponível no Drive e a possibilidade de selecionar diferentes resoluções são um ponto a favor da Google.

Por fim, o Drive permite que arquivos de até 1Tb sejam enviados para o servidor. Isso é obviamente um exagero, mas é importante lembrar que alguns concorrentes, como o Box ou o Microsoft OneDrive têm limites variando entre 5 a 10Gb, o que é um problema para grandes arquivos de vídeo.

Nem tudo é perfeito

Um dos pontos mais favoráveis ao Dropbox é sua facilidade de uso e estabilidade. Como usuário do Dropbox desde 2008, posso dizer como o serviço evoluiu bastante, sendo hoje um software bastante confiável. O Google Drive melhorou bastante, mas não são raros acontecerem erros de arquivos não sincronizados, ou discrepâncias quando sincronizando diversas máquinas. Felizmente, ninguém com mais recursos do que o Google para aniquilar esses problemas o mais rapidamente possível.

Google-Drive-Storage-Plan

15 Gb de Graça

O plano gratuito do Google Drive oferece um bom espaço para começar, 15Gb de espaço. Mas tem um detalhe: esse espaço também é compartilhado entre o seu Gmail e fotos armazenadas no Picasa. Por causa disso, pode ser que você tenha menos espaço do que imagina no plano gratuito.

Nós estamos vendidos. Por esse preço, é difícil não considerar trocar de serviço. Ainda mais que somos grandes fãs do Google Docs e seus excelentes recursos de colaboração, o Google Drive faz mais sentido do que nunca.

Link direto para compra dos planos do Google Drive

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under:

Back to top