Update da GoPro com novos recursos, mas pode piorar a imagem

GoPro App
GoPro anunciou recentemente updates não apenas no App da GoPro (iPhone e Android), mas também um update para o firmware da Hero 3. Apesar dos novos recursos serem bem vindos, em algumas câmeras a imagem deve ficar pior.

A nova versão do App adiciona funções para acessar os arquivos da câmera diretamente dos smartphones. Agora é possível assistir os vídeos e fotos sem precisar descarregar o cartão de memória, ou mesmo compartilhar eles por email, Facebook ou Instagram por exemplo.

Para usar esses novos recursos, é necessário instalar também a atualização de firmware da câmera. A atualização não é apenas para a compatibilidade com o novo App, mas também corrige alguns bugs que frustram os usuários.

Screenshot GoPro App

Um dos bugs que mais incomodam é que a câmera simplesmente trava no meio de uma gravação. O único jeito de destravar é removendo e colocando a bateria novamente. O problema é que na GoPro muitas vezes você monta a câmera, aperta Record e esquece dela. É normal ela ir montada num capacete, do lado do carro ou a uma bicicleta, e simplesmente não dá pra checar se ela está gravando. E é sempre uma desagradável surpresa descobrir que ela perdeu momentos importantes.

Eu particularmente já tive esse problema algumas vezes, e mesmo quando percebe que a câmera travou, às vezes não é seguro abrir o cage, principalmente se estiver gravando na água.

A GoPro comenta que a principal causa disso são cartões SD que não são velozes o suficiente pra acompanhar a câmera. A solução que encontraram foi, pra cartões SD não certificados pela empresa, algumas funções serão desabilitadas ou terão menos qualidade.

No caso da Hero 3 Black Edition, o bitrate mudará de 45Mb/seg para 35Mb/seg. no modo 4K, 2.7K e Protune.

Protune Off

Isso efetivamente baixa a qualidade dos vídeos, e deve atingir praticamente todos que têm uma GoPro 3 Black Edition, já que existem apenas 5 cartões SD certificados para 45Mb/s: 2 modelos da Lexar, 2 da Delkin e 1 da Samsung.

Existem mudanças também para quem tem o modelo Silver e White, nesses casos será ter necessário qualquer cartão Classe 10 de 64Gb pra usar os modos Protune, 10 Fotos por Segundo ou Timelapse de 0.5 Segundo.

E agora, você que tem uma GoPro? Acha que vale a pena fazer o update, ou prefere manter as funções da sua câmera do jeito que está?

Aqui a lista completa de alterações no site da GoPro

Veja outros posts relacionados

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under:

Back to top