Canon mostra revolucionário sistema de Auto Foco

DPAF_01Esta semana a Canon mostrou a EOS 70D. Essa nova câmera inclui um sensor APS-C de 20.2 Megapixels, velocidade de 7 fotos por segundo e Wi-Fi embutido.

Mas para nós, que adoramos gravar vídeos, uma das melhorias mais interessantes é o novo sistema de auto foco, chamado de Dual Pixels CMOS AF.

20130702_dafTech_feature1

Antes de falarmos o que é esse novo sistema Dual Pixel CMOS AF, vale a pena explicarmos como funciona o Auto Foco atualmente.

Hoje a maioria das câmeras têm 2 sistemas de Auto Foco: um chamado de Detecção de Fase e outro chamado de Detecção de Contraste. O sistema de Detecção de Fase é o normalmente usado para fotos, pois ele usa o espelho que desvia a luz para o visor da câmera. A maioria da luz refletida pelo espelho vai direto para o visor, mas uma pequena parte atinge este sensor de Auto Foco. Este sensor compara, dependendo de quantos pontos de AF sua câmera têm, o quão fora de fase a onda de luz está. Assim esse sensor calcula exatamente o quanto é necessário mover a lente para fazer a correção. Esse sistema é extremamente rápido e preciso, mas é necessário que o espelho da câmera esteja abaixado para que o sensor possa receber a luz da lente.

Quando se está gravando um vídeo, logicamente o espelho da câmera fica levantado todo o tempo. Nesse caso, o Auto Foco é feito de um jeito diferente, chamado de Detecção de Contraste. O conceito é simples, quanto maior o foco, maior é o contraste da imagem. O problema é que a câmera precisa “testar” diferentes focos até encontrar o maior contraste possível, e por isso a gente vê a câmera “procurando” o foco. Logicamente isso toma um certo tempo, alem de ser ridículo ver um vídeo em que a câmera fica tentando focar no meio da gravação.

O novo sistema

Eis que então aparece o novo Dual Pixel AF. Ao invés de mandar a imagem para um sensor de Detecção de Fase, cada pixel agora é separado é 2 fotodiodos. Uma microlente envia a imagem para cada um dos fotodiodos, que podem agora ser usados pra comparar a diferença na fase da luz.

DPAF_02

Além disso, sabe aqueles poucos pontos de autofoco no seu visor? Esqueça eles, pois agora 80% do sensor serão efetivamente pontos de autofoco pra sua imagem.

Canon diz que o novo sistema é 5x mais rápido que o sistema de foco antigo, velocidade suficiente para finalmente não termos mais que se preocupar em tentar focar manualmente durante um vídeo.

O novo sistema torna obsoleto aqueles poucos pontos de auto foco no visor.
A EOS 70D estará diponível agora em Setembro, mas tudo indica que essa tecnologia deverá ser usada em toda a nova câmera Canon daqui pra frente.

Aqui um vídeo explicativo da própria Canon, e também uma amostra do novo sistema funcionando: repare que o foco muda suavemente, sem a câmera ficar perdida, tentando encontrar o melhor foco.

Deixe seu comentário

comentários

Tagged under: ,

Back to top